4 Recursos Gratuitos Indispensáveis para Todo Designer Gráfico


Durante um longo período designers tiveram problemas para encontrar recursos para deixar seus trabalhos melhores e mais chamativos. Hoje em dia, graças à internet e à pessoas bem intencionadas temos a possibilidade de ter recursos maravilhosos que deixam nossos trabalhos com uma cara muito mais profissional e ajudam a vender. Neste artigo quero mostrar para você 4 recursos gratuitos e excelentes para todo designer gráfico usar e dar vida maior aos seus trabalhos!
1 - BANCOS DE IMAGENS GRATUITOS

Provavelmente você já ouviu falar em sites como Shutterstock, Deposit Photos ou Adobe Stock. Todos são excelentes bancos de imagens com a mais alta qualidade, mas todos eles são pagos, e com toda certeza esse é um ponto que afasta muitos designers, principalmente os iniciantes. Então pra isso existem os bancos de imagens gratuitos.

Desde que houve um aumento da demanda, a oferta desses sites tem sido cada dia maior, melhor e com a mesma qualidade por um preço mais baixo ou até mesmo inexistente!

Pexels por exemplo é um excelente exemplo de banco de imagens nesse estilo (particularmente eu uso muito o Pexels). Um acervo gigante, todos os temas possíveis para se pesquisar e custo zero. Perfeito para quem está começando.

Pixabay é outro no mesmo estilo. Muitos recursos, imagens em altíssima qualidade e outros trabalhos também, incluindo ilustrações e vídeos.

Vale à pena pesquisar e testar esses serviços. São serviços de altíssima qualidade e que ajudam muito em grande parte dos trabalhos.

Apenas para ressaltar que não estou dizendo que você deve viver apenas com imagens de bancos gratuitos. Use-os mas entenda que serviços como o do Shutterstock são incríveis e demonstram maior variedade na hora da escolha.

2 - Fontsquirrel
Fontes aparentemente são recursos "gratuitos" quando você vê um Dafont ou sites do tipo por aí. O problema é que às vezes até são gratuitas para baixar, mas não livres para usar. 

Como assim? Bom, fontes em sua grande maioria contam com um pequeno manual de uso que indica onde e como aquelas fontes podem ser usadas. 

O Fontsquirrel faz esse trabalho de pesquisa por você. Todas as fontes disponibilizadas no site são livres para uso comercial e pessoal. Uma verdadeira ajuda na hora de escolher as fontes para trabalhar em um projeto.

3 - What Font Is
Ainda falando sobre fontes, quem nunca passou pela desagradável situação de rasterizar uma fonte que estava trabalhando e simplesmente não ter ideia de qual era a fonte?

O What Font Is é uma bela solução quando a gente tem esses problemas. Ele basicamente mapeia o desenho da fonte e, baseado nisso, decide quais fontes em seu catálogo são parecidas. O recurso é ótimo e acerta em cerca de 80% das vezes, pelo menos nos meus testes.

4 - Mockups
Sério, você precisa usar mockups na apresentação dos seus trabalhos! Usar não é uma opção, é uma obrigação.

Mockups dão vida a um trabalho, refletem como ficaria um projeto feito no computador na vida real. Como disse, não é uma opção não usar. Eles vão ajudar você inclusive a fechar com clientes mais leigos, que precisam ver como fica na prática o serviço que você está desenvolvendo.

Sites como o Graphic Burger são sem dúvidas os melhores dentre os sites de mockups gratuitos. Existe para basicamente todas as áreas e necessidades possíveis. Confira e use.

E aí, gostaram da lista de recursos? Faltou alguma coisa? Comenta aqui em baixo e vamos levar o assunto adiante.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.